Querido/a irmão ou irmã,

Bremen1.

Através deste blog, você abre a porta e entra na vida de uma comunidade de irmãos e irmãs, de diversas idades e diferentes Igrejas cristãs, que se reúnem para aprofundar a espiritualidade ecumênica libertadora, a partir do diálogo intergeracional e intercultural.

Seja você quem for, sinta-se acolhido/a como irmão ou irmã.

Se você for uma dessas pessoas insatisfeitas com o que até aqui a vida lhe oferece como perspectivas…

Se você sente chamada/o a percorrer um processo mais profundo de comunhão consigo mesma/o, com as juventudes e com o Mistério de Amor que fecunda o universo, então se sinta mais do que bem-vindo/a. Você está no mais íntimo de sua casa. Se este blog e a comunidade lhe interessam é porque você sente o chamado do Amor como atração irresistível.

Sem dúvida, no mais íntimo de você, este Amor sussurra muitos nomes, pelo quais nos relacionamos com o Mistério. Podem ser os Encantados, os Orixás, Inquices, como também podem ser os nomes divinos das tradições orientais como Bhrama, Krishna, Vishnu, Shiva ou outros nomes divinos. Para quem é cristão ou cristã, sem excluir nenhum outro desses nomes do Amor, o nome pelo qual o Amor confirma que nos ama se traduz em um nome acima de todo nome: Jesus de Nazaré que, para nós, é o Cristo, o consagrado que nos consagra.

Acredite: Pelo seu Espírito, o Cristo vive em você, mesmo se você nem percebe. Está aí no mais profundo do seu íntimo como um clandestino, mas é fonte deste ardor que você sente em transformar a si mesmo e ao mundo. É luz na escuridão que o impulsiona sempre a cada vez mais se deixar conduzir por este Espírito da Paz que suscita profecias de paz, de justiça e de libertação.

A mãe Terra não pode continuar sendo agredida e ferida pela ambição dos poderosos que organizam o mundo em vista do lucro e transformam tudo em mercadoria.

A humanidade só pode se realizar e ser feliz através de um convívio amoroso e da construção de uma irmandade social. Para que isso seja possível, vale a pena consagrarmos a isso a nossa vida e todas as nossas forças.

A comunidade Bremen quer se constituir como parábola viva do projeto divino para o mundo e quer suscitar outros grupos interculturais e comunidades autônomas que já ensaiem novos mundos possíveis.

Se você quiser, do modo que quiser e a partir do seu grupo de pertença ou sem ser de nenhum grupo, vamos dar as mãos e percorrer este caminho.

O mistério é nossa Paz e os caminhos religiosos, se conseguem sê-lo, podem apenas ser nossas parábolas de amor. Como, no século IV, escreveu Agostinho: “Apontem-me alguém que ame e ele sente o que estou dizendo. Deem-me alguém que deseje, que caminhe neste deserto, alguém que tenha sede e suspira pela fonte da vida. Mostre-me esta pessoa e ela saberá o que quero dizer” 2.

No início do Cristianismo, os irmãos e irmãs tinham como sinal característico do grupo o ósculo da Paz. Era o beijo ou abraço, sinal característico de uma aliança de amor, ao mesmo tempo, íntimo e socializado. Significa que a comunhão formada por aquela irmandade deveria ser sinal de uma humanidade. É pensando nisso que agora, na alegria de estarmos juntos nesse mesmo caminho, lhe dou o abraço de Paz

Seu irmão Marcelo Barros

——————————————————————

1 – Bremen é o modo como se diz “bom dia” no idioma original do povo Xucuru, povo originário que habita a serra sagrada do Ororubá, fronteira entre o agreste e o sertão de Pernambuco. Bremen se tornou nome desta comunidade para significar o que Shalom significa para a cultura judaica ou o Axé para os irmãos e irmãs de cultura ketu: energia de vida e aliança de amorosidade.

2 – AGOSTINHO, Tratado sobre o Evangelho de João 26, 4. Cit. por Connaissance des Pères de l’Église32- dez. 1988, capa.