Como usar as propostas-subsídios para os Ensaios?

Faremos um caminho a partir dos programas ENSAIOS PARA A PROFECIA HOJE, que foram ao ar no ano de 2021, pelo canal Paz e Bem. Todos eles estão disponíveis aqui em nosso blog, e também na lista de vídeos do Canal Paz e Bem e da Comunidade Bremen.

Retomamos aqui os objetivos que conduziram os ENSAIOS PARA A PROFECIA HOJE, elencados por Ir. Marcelo Barros:

Os Ensaios para a Profecia Hoje desejam contribuir para:

1 – superar uma visão linear de que a profecia mesmo começa por ser de tipo popular e que seus agentes (videntes, adivinhos etc.), pouco a pouco, tomam consciência e se tornam profetas e profetisas de visão histórica, social e política. Temos de decolonizar essa visão.

2 – ajudar as pessoas a se abrirem à pluralidade das diversas profecias e compreender que “O espírito sopra onde quer. Ouves a sua voz mas não sabes nem de onde veio nem para onde vai” (Jo 3, 7).

3 – mesmo respeitando e valorizando as profecias pessoais que existem e sempre existiram, compreender que a profecia bíblica foi e é até hoje principalmente comunitária e não individual.

 4 – contribuir para a visão de que a percepção de cada pessoa é também uma visão de mundo, de história, de onde se está inserido, de contexto e, principalmente, uma compreensão comunitária. Sendo assim, a percepção e ação proféticas vêm da comunidade e voltam para a comunidade. Não possuem um cunho individualista.

5 – valorizar e acolher as profecias das outras culturas e inspirações como um modo de fazermos justiça e de reconhecermos o pecado do colonialismo que as oprimiu e as desvalorizou.

6 – unirmos a profecia que vem da inspiração profética de Jesus (e, portanto, da tradição judaico-cristã) com as tradições dos nossos povos.

MÓDULO I

  1. Ensaio dos Ensaios– ensaios geradores de vida e profecia
  2. 1º. Ensaio – Profecia, uma vocação– o que é ser profeta? Para que servem os profetas?
  3. 2º. Ensaio – Os muitos rostos e formas da profeciahoje – em todo serviço e cuidado com a vida, uma profecia
  4. 3º. Ensaio – Festejando o profeta João Batista e o São João do povo– as festas populares, sua resistência como dimensão profética
  5. 4º. Ensaio – Profetas e profetisas do nosso povo– O profeta Gentileza e os profetas das ruas, artistas da caminhada
  6. 5º. Ensaio – A profecia das religiões indígenas– profecias de resistência de do Bem Viver para o hoje da humanidade
  7. 6º. Ensaio – A profecia das religiões afrodescendentes – profecias de resistência e integração entre a fé, vida e comunidade
  8. 7º. Ensaio – A profecia das mulheres hoje, nas religiões ancestrais e na Bíblia– na Bíblia a profecia começa com as mulheres, e hoje?
  9. 8º. Ensaio – Profetas e profetisas dos movimentos populares de nossa história– os movimentos históricos como profecias presentes ontem e hoje
  10. 9º. Ensaio – Profetas e profetisas nas juventudes – os mártires jovens e as lideranças de nosso tempo
  11. Olhares sobre os Ensaios
  12. 10º. Ensaio – As profecias de hoje entre a fé e a política– critérios de profecia no exercício da pertença religiosa e na política

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*